Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A vitoria Regia

A vitória-régia ou victória-régia  é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica, Sua flor (a floração ocorre desde o início de março até julho) é branca e abre-se apenas à noite, a partir das seis horas da tarde, e expelem uma divina fragrância noturna, chamada pelos europeus de "rosa lacustre", mantem-se aberta até aproximadamente as nove horas da manhã do dia seguinte. No segundo dia, o da polinização, a flor é cor de rosa.


Curiosidades sobre a planta:


Possui folhas flutuantes e circulares que podem atingir 2,5 metros de diâmetro quando adultas. Estas possuem canais de escoamento e duas fendas laterais, encaminhando a água das chuvas para o lago.


Além de suas nervuras, possui bordas de aproximadamente 10 cm em suas extremidades e, também, compartimentos de ar em sua região inferior. Estas duas estruturas permitem com que, mesmo em contato  com a água, a folha não afunde e tampouco ocorra refluxo desta.


Ela se liga, por meio de um pecíolo longo e flexível, ao rizoma. Este reservatório energético da planta é rico em amido, ferro e sais minerais, e pode ser utilizado como alimento. O pecíolo possui, ainda, diversos espinhos em sua extensão, conferindo maior resistência à herbivoria.









Nenhum comentário:

Postar um comentário