Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Ouro preto da Amazônia


Açaí é o fruto bacáceo roxo que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins ).O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes do Pará e do Amazonas, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa
Da palmeira, tudo se aproveita:
  • frutos (alimento e artesanato) 

  • folhas (coberturas de casas, trançados)



  •  palmito (alimento e remédio anti-hemorrágico).

Seu sumo é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constituí o palmito. Assim pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de uma trançado de folha amarrado aos pés a peconha


Para ser consumido, o Açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte, e misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.








A forma tradicional na Amazônia de tomar o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado ou camarão e mesmo os que preferem o suco com açúcar.


As sementes limpas são muito utilizadas para o artesanato.Quando descartadas, servem como adubo orgânico para plantas


Valor nutricional Por 100g (cem gramas) de polpa:
Calorias: 69 kcal (em média)
Proteínas: 3,8 g
Lipídios: 12,2 g
Fibra: 16,90 g
Cálcio: 118 mg
Ferro: 11 mg
Fósforo: 0,5 mg
Vitamina B1: 11,80
Vitamina B2: 0,36
Vitamina C: 0,01
Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração.







A vitoria Regia

A vitória-régia ou victória-régia  é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica, Sua flor (a floração ocorre desde o início de março até julho) é branca e abre-se apenas à noite, a partir das seis horas da tarde, e expelem uma divina fragrância noturna, chamada pelos europeus de "rosa lacustre", mantem-se aberta até aproximadamente as nove horas da manhã do dia seguinte. No segundo dia, o da polinização, a flor é cor de rosa.


Curiosidades sobre a planta:


Possui folhas flutuantes e circulares que podem atingir 2,5 metros de diâmetro quando adultas. Estas possuem canais de escoamento e duas fendas laterais, encaminhando a água das chuvas para o lago.


Além de suas nervuras, possui bordas de aproximadamente 10 cm em suas extremidades e, também, compartimentos de ar em sua região inferior. Estas duas estruturas permitem com que, mesmo em contato  com a água, a folha não afunde e tampouco ocorra refluxo desta.


Ela se liga, por meio de um pecíolo longo e flexível, ao rizoma. Este reservatório energético da planta é rico em amido, ferro e sais minerais, e pode ser utilizado como alimento. O pecíolo possui, ainda, diversos espinhos em sua extensão, conferindo maior resistência à herbivoria.